Você é do tipo que só procura médico quando já tem algo acontecendo? Cuidado!
No caso dos olhos, vários problemas são irreversíveis, ou seja, caso passem de um certo ponto, não haverá muito o que o médico possa fazer.
Além disso, um simples quadro inflamatório pode representar desde uma conjuntivite até um problema mais sério e delicado, como é o caso do glaucoma. Este, por sua vez, só apresenta sintomas em estágio mais avançado, sendo, também, a principal causa de cegueira irreversível no Brasil.
Ter um acompanhamento oftalmológico regular é fundamental para prever os desenvolvimentos de doenças como essas e antecipar soluções.
Indicativo da saúde do corpo como um todo
O check-up oftalmológico em dia contribui para o diagnóstico de várias patologias, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e tumores, além de transtornos que afetam diretamente o sistema imunológico.
O exame de fundo de olho ou fundoscopia, por exemplo, avalia a parte interna do globo ocular e pode diagnosticar a hipertensão, caso os vasos sanguíneos se mostrem contraídos e estreitos.
Com hemorragia, a chance de diabetes é alta. Já o inchaço do nervo óptico, pode indicar a presença de um tumor.
Ou seja, uma simples visita regular ao oftalmologista também pode te orientar quanto à consulta com outros especialistas.
Aumento ou diminuição do grau prescrito
Nem sempre é possível perceber que o grau dos seus óculos está alterado para mais ou menos, por isso o teste de refração ocular é feito durante as consultas.
Com o resultado em mãos, o oftalmologista já te entrega o diagnóstico, juntamente com uma nova receita.
Além de ser uma forma de prevenção de problemas futuros, vai te trazer muito mais conforto visual no dia a dia.
Criar uma rotina anual de exames
Problemas oculares podem surgir em qualquer fase da vida.
Devido à pandemia, as pessoas passaram a ficar muito mais tempo olhando para telas de celulares e computadores. E isso cobra seu preço. Principalmente pelo efeito da chamada “luz azul”. Inclusive, um estudo americano indica que a luz azul em excesso pode levar à perda da visão ao longo do tempo.
Para muitas pessoas, se não há a presença de nenhum incômodo aparente, não há motivos para procurar o oftalmologista. No entanto, ressalto: as avaliações são importantes com ou sem sintomas aparentes.